Como Desenvolver Aplicativos Android com Python – Recomendação de Ferramenta e IDEs em 2023

Como Desenvolver Aplicativos Android com Python – Recomendação de Ferramenta e IDEs em 2023

Muitos desenvolvedores adorariam desenvolver aplicativos, mas a maioria deles está presa ao Java. É fato que nem todos os desenvolvedores podem dominar todos os tipos de linguagens de programação. Muitos de vocês podem ter dúvidas – Sem Javascript, é possível desenvolver App Android com Python?

A boa notícia para você é que a resposta é – Sim. É totalmente possível criar um aplicativo Android com Python. Além disso, outro fato interessante é que usar Python no Android é muito mais fácil do que Java e muito melhor quando se trata de complexidade.

Neste artigo, vamos discutir a aplicação do uso do Python para desenvolver aplicativos Android. Em seguida, examinaremos as ferramentas e os IDEs mais adequados para o Python criar aplicativos para Android. No final do post, falará sobre os prós e contras de desenvolver aplicativos Android com Python

Aplicativo Android com Python
Como os aplicativos Android serão operados no sistema operacional Android e começarão a criar aplicativos Android com Python, os desenvolvedores precisarão de plataformas compatíveis com a codificação Python.

Antes de começar a codificar, os desenvolvedores devem observar que, embora os aplicativos Android possam ser criados com Python, os aplicativos Python não podem ser executados nativamente, pois Java ainda é a linguagem de codificação preferida no Android.

Em outras palavras, se os desenvolvedores desejam desenvolver aplicativos Android com Python, eles precisarão de uma ferramenta de terceiros que atue como um “adaptador” para permitir que aplicativos Python sejam executados em dispositivos móveis com aparência e funcionalidade nativas.

Felizmente, muitas ferramentas estão disponíveis no mercado de codificação hoje para ajudar os desenvolvedores

Ferramentas usadas para desenvolvimento de aplicativos móveis Android usando Python
1. Kivy
Kivy é uma estrutura de plataforma cruzada que permite criar aplicativos e jogos para Windows, Linux, iOS e Android. Kivy possui uma extensa biblioteca Python com muitos recursos, como eventos multitoque e assim por diante.

Esses gestos multitoque ajudam no desenvolvimento de experiências de usuário (UX) com menos esforço. Kivy também suporta o uso de bibliotecas nativas em várias plataformas.

Você pode chamar funções diretamente de sua plataforma central e também acessar recursos que o Python não oferece.

Instalando e Configurando o Kivy

O Kivy tem muitas dependências, por isso é recomendável instalá-lo em um ambiente virtual Python.

Você pode usar o built-in do Python venv biblioteca ou o virtualenv pacote. Se você nunca usou um ambiente virtual Python antes, confira Ambientes Virtuais Python: Uma Cartilha.

Veja como você pode criar um ambiente virtual Python:

$ python3 -m venv my_kivy_project
Isso copiará seu executável do Python 3 em uma pasta chamada my_kivy_project e adicionará algumas outras subpastas a esse diretório.

Para usar seu ambiente virtual, você precisa ativá-lo. No Mac e no Linux, você pode fazer isso executando o seguinte dentro da my_kivy_project pasta:

$ source bin/activate
O comando para Windows é semelhante, mas a localização do script de ativação está dentro da Scripts pasta em vez de bin.

Agora que você tem um ambiente virtual Python ativado, pode executar pip para instalar Kivy. No Linux e no Mac, você executará o seguinte comando:

$ python -m pip install kivy
No Windows, a instalação é um pouco mais complexa. Confira a documentação oficial para saber como instalar Kivy no Windows. (Os usuários de Mac também podem baixar um dmg arquivo e instalar o Kivy dessa forma.)

Se você encontrar algum problema ao instalar o Kivy em sua plataforma, aqui está a página de download do Kivy para você obter mais informaçõesinstruções.

Os benefícios de usar o Kivy para dar suporte ao Python no desenvolvimento de aplicativos para Android
O Kivy tem muitas vantagens dignas de nota, como:

Simples de usar: com o básico do Python, você não terá problemas para aprender.

Boa comunidade: é bem documentado e tem uma comunidade grande e ativa.

Multiplataforma: você pode desenvolver coisas para Android, iOS, Windows, Linux e até mesmo Raspberry Pi com esta única estrutura. Código aberto.

2. VOC
VOCs (um backronym para “Vestigial Output Compiler” ou “Vexing Obtuse Compiler”) faz parte do conjunto BeeWare e permite que os desenvolvedores acessem objetos nativos Java como Python e implementem interfaces Java em classes Python.

Ele permitirá que você escreva aplicativos Android diretamente para a API nativa do Android.

VOC é um transpiler que compila código-fonte Python em bytecode CPython e transpira esse bytecode em bytecode compatível com Java.

Significa compilar o código-fonte Python em bytecode CPython e convertê-lo em bytecode compatível com Java.

Além das ferramentas mencionadas, existem diversas ferramentas que implementam Python em Java e vice-versa. Por exemplo , Jython, JPype, Jepp, py4j e muito mais.

Cada uma dessas ferramentas tem suas próprias vantagens e desvantagens, que dependem do tipo e escopo do seu projeto.

Quais são os prós e os contras de desenvolver aplicativos Android com Python?
Prós

Python se tornou uma das linguagens de codificação mais populares nos últimos anos. Claro que a popularidade dessa linguagem também tem motivos que vamos listar agora:

Python foi reconhecida como uma das linguagens mais populares nos últimos anos. Algumas das vantagens da estrutura Python para o desenvolvimento de aplicativos Android são:

1. Desempenho de programação mais rápido

Ao contrário de outras linguagens de programação, os programas Python não requerem um compilador, pois o interpretador será quem o executará diretamente.

Isso faz com que o Python se torne uma linguagem ideal, pois requer menos tempo na execução do código e o método de detecção de erros também é mais direto.

2. Compatibilidade de desenvolvimento orientado a testes

Python facilita a criação de protótipos para aplicativos. Ele oferece suporte total ao desenvolvimento de protótipos e, por meio de sua refatoração, permite que você crie aplicativos diretamente a partir dos protótipos.

Além disso, o Python é compatível com vários sistemas operacionais, portanto, é amplamente usado em várias plataformas para desenvolver e executar o código.

3. Variedade de Bibliotecas

O desenvolvimento de aplicativos Android usando Python permite que você escolha os módulos de sua ampla gama de bibliotecas eficazes e robustas de acordo com seus requisitos sem muita codificação.

4. Comunidade Forte

A comunidade de desenvolvedores e codificadores desempenha um papel essencial no crescimento de uma linguagem de programação.

No caso do Python, ele possui uma comunidade muito ativa na qual as pessoas compartilham inúmeros guias, dicas, tutoriais, bem como documentação útil. Isso definitivamente dá ao Python uma vantagem competitiva.

Contras

Todos sabemos que Java é a linguagem de programação oficial do Android, como declarou o Google. Java para Android é como o padrão do Android, e outras linguagens que utilizamos podem não ser tão boas quanto o Java.

Embora o desenvolvimento Android usando Python seja possível, não será tão eficiente quanto desenvolver aplicativos Android usando Java.

Alguns dos problemas que podem surgir são os seguintes:

Essas estruturas podem não oferecer suporte a todos os recursos do sistema operacional Android.

Não podemos utilizar nossas ferramentas sempre.

Esses códigos podem não rodar muito rápido, pois geram o código nativo primeiro, que é otimizado com a ajuda dos compiladores nativos.

Às vezes, os gráficos de alto nível podem não ser suportados e, às vezes, o suporte a gráficos 2D e 3D também não está presente.

Melhor IDE para desenvolvimento Android
Android Studio
O Android Studio é um conjunto de ferramentas criado pelo Google para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos de alta qualidade para Android. Possui uma variedade de ferramentas que permitem criar aplicativos rapidamente.

Esses IDEs são feitos especialmente para iniciantes. Inclui alto – um nível de recursos que facilitam o processo de trabalho em aplicativos Android.

É um emulador rápido e rico em recursos. Além disso, oferece alguns recursos extensos, como modelos de projeto e código, que permitem verificar a página do visualizador e a gaveta de navegação rapidamente.

IntelliJ IDEA
É amplamente utilizado por desenvolvedores para fornecer excelente assistência de codificação para o desenvolvimento de aplicativos para Android.

O Intelligent IDEA é considerado uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos Java para Android. É uma ferramenta poderosa que permite aos programadores criar aplicativos estáveis, responsivos e rápidos.

Seus brilhantes editores de código oferecerão suporte à estrutura Kotlin, Java, Groovy e Scala para criar aplicativos Android.

Este IDE visa aumentar a produtividade, fornecendo assistência de código altamente intuitiva e substituindo outras linguagens de programação como Python, SQL, PHP e Go.

Eclipse
A ferramenta de código aberto e de uso gratuito conhecida como Eclipse é uma excelente ferramenta para desenvolver aplicativos compatíveis com várias linguagens de programação.

Possui uma variedade de plugins e configurações e é considerada uma das ferramentas mais populares do mundo.

É usado principalmente para desenvolver aplicativos para a linguagem de programação Java. Ele também oferece suporte a outras linguagens de programação, como C, C++ e PHP.

Se você estiver trabalhando em um projeto grande e precisar de mais personalização, a melhor ferramenta para desenvolvimento Android seria o Eclipse.

Qual é a melhor linguagem de programação de aplicativos Android?
Se você planeja criar um aplicativo Android, o Java pode ser o caminho a percorrer. De acordo com uma pesquisa recente, o JavaScript é a linguagem mais popular entre os desenvolvedores, com cerca de 69,7% a usá-la. HTML/CSS é a segunda linguagem mais popular, com 62,4% dos entrevistados dizendo que codificam com ela.

Custo para desenvolver um aplicativo Android?
O custo do desenvolvimento de aplicativos móveis personalizados é a principal preocupação dos proprietários de empresas.

Geralmente, um projeto mínimo de desenvolvimento de aplicativo é de cerca de US$ 10.000, e o desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos custa muito mais, dependendo dos requisitos.

No Tecnologia InApps, ainda levamos projetos em torno de US $ 5.000 para menos de US $ 10.000, caso sejam projetos-piloto e tenhamos um roteiro para as próximas fases.

Para uma cotação de preço detalhada em seu projeto. Gentilmente nos deixe seu pedido!

Fonte: https://www.inapps.net/how-to-develop-android-app-with-python-best-tool-and-ides-recommendation/